Transforme seu lar num santuário urbano

Na vida urbana moderna a expressão “Sentir-se em Casa” tornou-se a realização de sensações de acolhimento, conforto e paz. Viver num ambiente que se transforma em um verdadeiro refúgio pessoal e numa fuga das atribulações do dia-a-dia passou a ter um significado cada vez maior para a maioria das pessoas.
Para alcançar essa experiência diversos elementos, como cores, texturas, plantas, iluminação e materiais não convencionais, desempenham um papel essencial, construindo um ambiente que promove relaxamento e bem-estar..
Estudos no campo da psicologia ambiental e neurociência indicam que esse vínculo entre o ambiente físico e o comportamento humano evidencia como a arquitetura influencia diretamente a criação de atmosferas podendo, inclusive, transformar o caos em tranquilidade.
O arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa argumenta que o lar é uma condição complexa e fluida, moldada por memórias, imagens, desejos e medos. Construído gradualmente por meio de rituais e rotinas, o lar se desenvolve à medida que o indivíduo e a família se adaptam ao mundo. Nesse processo, a busca por um ambiente que transmita acolhimento e tranquilidade torna-se essencial, especialmente quando o entorno sugere o oposto.
Fonte: Archdaily/Liveprint